Preservação da Fertilidade
Preservação da Fertilidade
No nosso centro oferecemos todas as garantias para criopreservar os seus gametas, seja mulher ou homem. As suas amostras serão armazenadas no momento em que decidir para mais tarde poder desenvolver os seus desejos de ser mãe ou pai.
Preservação da fertilidade feminina
Se sempre soube que quer ser mãe, mas ainda não chegou a hora, no nosso centro existe a opção de criopreservar os seus óvulos neste momento para usá-los quando quiser, sem efeitos da passagem do tempo.
Fatores como a idade, os hábitos de vida ou a situação clínica da mulher fazem com que as suas capacidades reprodutivas possam ser consideravelmente reduzidas.
Graças a técnicas como a vitrificação, a criopreservação de óvulos é possível para garantir boas hipóteses de conseguir uma gravidez no momento certo.
As etapas que se destacam neste processo são as seguintes:
1) Estimulação ovárica controlada: o objetivo é atingir a maturação de um número suficiente de oócitos de acordo com a resposta ovárica de cada paciente por meio da administração de medicação.
2) Punção folicular: consiste na extração dos ovócitos gerados em cada ovário por meio de punção vaginal guiada por ecografia. Realiza-se com sedação para melhor recuperação.
3) Criopreservação de oócitos: vitrificação dos oócitos maduros obtidos
Preservação da fertilidade masculina
Tal como acontece com a preservação da fertilidade feminina, o objetivo é armazenar os espermatozoides em nitrogénio líquido para adiar a paternidade.
Ao contrário do que acontece nas mulheres, os homens produzem espermatozoides ao longo da vida e, embora existam estudos que mostram que a qualidade do sémen diminui após uma certa idade, os homens não costumam criopreservar amostras de sémen para adiar a paternidade.
Os motivos mais comuns costumam ser a submissão a tratamentos oncológicos ou situações patológicas como varicoceles ou cirurgias que possam comprometer a função espermática e a situação clínica do paciente.
As fases mais importantes são:
1) Obtenção de uma amostra de sémen: o homem deve obter uma amostra de sémen nas instalações do centro por meio da masturbação
2) Congelamento da amostra de sémen: A amostra será avaliada e congelada no laboratório de andrologia em suportes que permitam a utilização de apenas uma parte essencial necessária para o tratamento de reprodução assistida independente do tempo de congelamento.
Nos casos em que a qualidade do sémen esteja comprometida, o centro recomendará congelamentos sucessivos.