Foto de portada

Rota do Paciente

Índice Tratamentos RA Rota do Paciente

Rota do Paciente

Primeira consulta

Na primeira consulta será realizada uma primeira avaliação do casal e serão informados sobre os possíveis tratamentos de Reprodução Assistida disponíveis e sobre os seus custos. 
A nossa equipa de admissão marcará uma consulta com um de nossos ginecologistas numa primeira visita, na qual explicará os tratamentos que temos no nosso centro e analisará o seu histórico médico, reprodutivo e familiar para ver as técnicas e testes a serem realizados de acordo com o seu caso em concreto.
O protocolo de estudo que realizamos no centro é o seguinte:

Estudo da Mulher

Para o despiste de alterações femininas são realizadas análises gerais e ecografias ginecológicas. Além disto, podem também ser realizadas análises serológicas, análises hormonais, revisão ginecológica completa, cariótipo e exames complementares de diagnóstico que o seu médico ache relevante.

  • Anamnese: Avaliação da história pessoal e familiar.
  • Exame físico com estudo citológico e ecografia    vaginal.
  • Exame analítico no terceiro dia do ciclo menstrual com estudo hormonal e marcadores bioquímicos.
  • Análise serológica para descartar infeções. Como HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, toxoplasma, rubéola...
  • Cariótipo para detetar se existe alguma anormalidade cromosómica que possa causar alguma alteração na produção de óvulos ou alguma outra doença que possa ser transmitida aos seus futuros filhos.
  • Testes de permeabilidade das trompas.
  • Outros exames mais avançados serão prescritos de acordo com as características de cada paciente

Estudo do Homem

O principal exame de diagnóstico masculino a realizar será o espermograma com recuperação de espermatozoides móveis (REM) que nos permite fazer uma primeira avaliação da capacidade de fecundação dos espermatozoides. Além disto, podem também ser realizadas análises serológicas, análises hormonais (FSH, testosterona), cariótipo e exames complementares de diagnóstico que o seu médico ache relevante.

  • Anamnese: Avaliação da história pessoal e familiar.
  • Espermograma: Estudo da qualidade dos espermatozoides onde se estudará a concentração, mobilidade, morfologia e vitalidade, entre outros parâmetros. Em algumas ocasiões, onde houver parâmetros alterados, será necessário repetir o estudo para confirmar os resultados.
  • Estudo da fragmentação do DNA espermático: Avaliação da taxa de quebra do material genético do espermatozoide. Valores acima dos parâmetros considerados normais implicariam a introdução de técnicas avançadas de seleção de esperma, tratamento com antioxidantes ou o uso de um doador de sémen.
  • Estudo hormonal e marcadores bioquímicos. Análise sorológica para descartar a existência de algum tipo de infecção. Como HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis...
  • Cariótipo para detetar se existe ou não alguma alteração cromossómica que possa estar a causar má produção de espermatozoides ou alguma patologia que possa ser transmitida para a descendência.
  • Outros exames ou explorações que sugiram um estudo mais completo serão avaliados pelo laboratório de andrologia do Centro. Esses testes complementares incluem cultura seminal ou FISH de espermatozoides.

Em certos casos, como o homem não poder comparecer ao centro no dia do tratamento, a impossibilidade de obter uma amostra de sémen ou as amostras seminais serem críticas, será aconselhável criopreservar a amostra de sémen.

Feitas todas as análises solicitadas pelo ginecologista, o seu caso será avaliado em sessão clínica onde se decidirá qual o tipo de tratamento mais adequado para o casal.

Esperma de dador ou do casal

A utilização de sémen de dador é proveniente de um Banco de doação de esperma Certificado. O pedido do sémen é realizado tendo em conta as características físicas dos pacientes e do dador.

"Uma vez concluída a avaliação, os pacientes poderão iniciar o tratamento mais adequado e eficaz para o seu caso em particular.“

 

Estimulação ovárica

 

Biópsia Testicular 

Intervenção cirúrgica realizada por um Urologista com o objetivo de extrair cirurgicamente espermatozoides, diretamente dos testículos. Esta intervenção é indolor uma vez que será realizada mediante sedação.

Recolha de óvulos + Recolha de sémen

Inseminação artificial conjugal (IAC) 

É um tratamento que implica uma estimulação ovárica controlada suave e que não necessita de ser realizada em Bloco cirúrgico pois é um procedimento simples e não invasivo. Adicionalmente, é necessário que a recuperação de espermatozoides móveis (REM), a partir da amostra de sémen colhida no próprio dia ou previamente criopreservada, atinja um valor adequado.

Inseminação Artificial com Dador (IAD)

A Inseminação artificial de dador (IAD) é um procedimento idêntico à IAC com a diferença de que o sémen utilizado é proveniente de um banco de sémen de dador.

Doação de óvulos 

Quando o diagnóstico assim o recomenda, o casal pode optar por realizar o tratamento com óvulos doados provenientes de uma dadora. Esta é a técnica de Reprodução Medicamente Assistida com maior percentagem de êxito.

Sémen de dador 

O sémen de dador provém de um banco de dadores de esperma Certificado.  O pedido do sémen é realizado tendo em conta as características físicas dos pacientes e do dador.

FIV/ICSI - Fertilização in Vitro / Injeção intracitoplasmática de espermatozoide:

Este tratamento implica uma estimulação ovárica através da administração subcutânea de hormonas e controlada ecograficamente. A Punção ovárica ecoguiada é realizada no Bloco cirúrgico sob sedação anestésica, pelo que é um processo indolor. Cada óvulo maduro será fecundado por FIV ou ICSI, dependendo do diagnóstico, dando origem a embriões que mais tarde serão selecionados para transferência embrionária para o útero materno.

Diagnóstico genético pré-implantação 

É uma técnica que tem uma regulamentação legal própria e que se aplica aos casos em que se pretende evitar a transmissão genética de doenças graves, ou a identificação de embriões aneuploides (com um número de cromossomas alterado).

Criopreservação de embriões 

No caso em que o número de embriões de boa qualidade é superior ao número de embriões que se transfere, estes são criopreservados mediante a técnica de vitrificação para que sejam utilizados posteriormente pelo casal.

Transferência de Embriões 

É o ato médico de, através de um cateter, depositar os embriões selecionados no útero materno de forma a conseguir uma gravidez.

Gravidez 

Para confirmar a gravidez realiza-se uma análise ao sangue e posteriormente serão realizadas ecografias com sonda vaginal até confirmar o batimento cardíaco fetal.

Notícias em destaque