O BANCO DE OVÓCITOS COMO ESTRATÉGIA INOVADORA PARA MULHERES COM BAIXA RESERVA OVÁRICA

O BANCO DE OVÓCITOS COMO ESTRATÉGIA INOVADORA PARA MULHERES COM BAIXA RESERVA OVÁRICA

A baixa reserva ovárica pode ser um desafio emocional e físico para muitas mulheres que sonham em conceber. No entanto, a tecnologia e as técnicas de reprodução assistida evoluíram de forma espantosa, abrindo novas portas para quem enfrenta este obstáculo. O banco de óvulos é uma dessas opções revolucionárias que oferece esperança e oportunidade.

O que é o banco de óvulos?

O banco de ovócitos envolve a recolha e preservação de vários ovócitos em ciclos sucessivos antes de se considerar a fertilização. Esta abordagem não só maximiza o número de oócitos disponíveis, como também dá às mulheres com baixa reserva ovárica a oportunidade de acumular oócitos de alta qualidade para utilização futura.

Porque é que é relevante para as mulheres com baixa reserva ovárica?

As mulheres com baixa reserva ovárica enfrentam o desafio de ter um número limitado de ovócitos disponíveis para fertilização. O banco de ovócitos resolve este problema através da colheita de múltiplos ovócitos em ciclos individuais, proporcionando mais oportunidades de conceção. Além disso, esta técnica é combinada com técnicas avançadas de vitrificação, que garantem a preservação a longo prazo da viabilidade e da qualidade dos oócitos.

Vantagens do banco de ovócitos:

1.    Maximizar as oportunidades: Ao armazenar oócitos, o número de oportunidades de fertilização bem sucedida é maximizado, dando às mulheres uma maior hipótese de conceber.

2.      Preservação da qualidade: Os ovócitos recolhidos são submetidos a um processo avançado de vitrificação, garantindo a sua preservação em condições óptimas até que a mulher decida utilizá-los.

3.      Flexibilidade no momento: A acumulação de ovócitos permite à mulher planear a sua fertilidade de forma mais flexível, oferecendo a possibilidade de conceber no momento mais adequado.

4.      Redução do stress emocional: Ao proporcionar mais oportunidades de conceção, o banco de óvulos pode reduzir o stress associado ao processo de fertilização assistida.

5.      Redução dos custos financeiros: O processo de obtenção de ovócitos, a sua vitrificação nos ciclos cumulativos e, em seguida, a sua desvitrificação e fertilização em laboratório reduz significativamente o tempo e os materiais utilizados no processo, pelo que podem ser aplicadas taxas mais baixas.

Conclusão

O banco de ovócitos representa um avanço inovador no campo da reprodução assistida, especialmente para as mulheres com baixa reserva ovárica.

No Instituto Extremeño de Reproducción Asistida, apostamos na investigação contínua e na aplicação das últimas tecnologias para oferecer aos nossos pacientes opções de tratamento personalizadas e eficazes.

Não hesite em contactar-nos para obter mais informações sobre o banco de ovócitos e como este pode ser uma solução para si!

Outras notícias