Técnicas para uma melhor saúde física e mental

Dormir mal afeta diretamente a nossa saúde física e mental. Tem impacto na nossa energia, produtividade, equilíbrio emocional e inclusivamente prejudica o nosso sistema cardiovascular, endócrino e imunológico.
Padrões de sono desregulados estão muitas vezes associados também ao aparecimento de outras doenças, como a anovulação, e consequentemente prejudicam a fertilidade. Além disso, a falta de horas de sono acumulada começa a gerar alguma irritabilidade e stress e deve ter em conta o seu impacto na ovulação.
Saiba mais sobre O impacto do Stress e da Ansiedade na Ovulação
Ter noites de descanso por vezes parece impossível, mas, na realidade, temos mais controlo sobre a nossa capacidade de dormir melhor do que pensamos.
A cura para muitos problemas de sono que apresentamos pode estar na mudança de algumas das nossas rotinas diurnas.
Apresentamos um breve guia para dormir melhor e estar mais ativo e descansado durante o dia. Apenas tem de seguir as recomendações abaixo:
1. Mantenha o seu ciclo natural sono-vigília em sintonia.
Cada pessoa tem um ciclo natural de sono-vigília intrínseco. Se mantivermos um ritmo regular de sono-vigília estaremos mais descansados pois dormimos o mesmo número de horas, mas em horários díspares.
Tente dormir e levantar-se sempre à mesma hora todos os dias. Isto ajuda a que o nosso relógio interno se sincronize e obtenhamos um sono de qualidade.
Escolha uma hora fixa para ir dormir e observe a que horas se levanta naturalmente. Mantenha dentro do possível esse horário.
Se houver alguma noite em que se deite mais tarde, pode fazer uma sesta no dia seguinte e voltar ao ritmo o mais rápido possível.
Limite as sestas a um tempo máximo de 15 ou 20 minutos e procure que não sejam à tarde ou perto da noite. Sestas grandes podem piorar a conciliação ou a manutenção do sono à noite.
2. Controle a sua exposição à luz
A melatonina é a hormona que aumenta a sua secreção quando escurece e nos permite iniciar o sono, pelo que a exposição à luz em horas inadequadas pode alterar o nosso ciclo de sono-vigília.
Durante o dia: exponha-se à luz solar natural pela manhã, passe tempo do seu dia no exterior, a passear, a fazer exercício, a comer...trabalhe em sítios perto de uma janela ou use luz artificial se não for o caso, mas exponha-se à luz durante o dia.
Durante a noite: evite expor-se a ecrãs pelos menos duas horas antes de ir dormir. A luz emitida por ecrãs é prejudicial. Tente baixar a luminosidade destes ecrãs ou leia com uma luz ténue. É preferível que ler um livro a ver televisão. Não leia em tablets ou telemóveis.
3. Exercício durante o dia
O exercício irá ajudá-lo a dormir melhor e a ter menos sono durante o dia. O exercício deve ser um hábito regular durante toda a semana. É melhor fazê-lo, pelo menos, 3 horas antes de ir dormir. Se se exercitar vigorosamente antes de adormecer, o cortisol irá tornar mais difícil para si adormecer.
4. Ser moderado na comida e na bebida
Limite a sua ingestão de cafeína e nicotina. É aconselhável não beber cafeína após refeições pesadas antes de ir dormir, bem como álcool.
Evite beber demasiado antes de se deitar para não ter de ir à casa de banho à noite.
Evitar alimentos ricos em açúcar e hidratos de carbono.
É possível comer um lanche antes de dormir? De preferência uma sandes de peru, cereais não adoçados, leite quente ou banana.
Saiba que alimentos potenciam a gravidez aqui
5. Evite levar as suas preocupações e stress para dormir
Quanto mais estimulamos o cérebro durante o dia, mais difícil é desligá-lo durante a noite. Há exercícios que ajudam a reduzir o stress.
As técnicas de relaxamento ajudá-lo-ão com isso:
respiração profunda
relaxamento muscular progressivo
visualizações de situações de relaxamento
rituais para dormir que ajudam: ler um livro ou revista, tomar um banho quente ou duche, ouvir música, preparações simples para o dia seguinte, trabalho monótono
6. Preparar um bom ambiente para dormir
Evitar o ruído no quarto, manter a temperatura entre 21 e 23 graus, tentar ter um colchão confortável e evitar usar a cama para outras coisas que não dormir ou ter relações sexuais. Não ver televisão na cama, comer, trabalhar...
O que deve fazer se acordar à noite?
Se não consegue dormir novamente............, levante-se!
Evite pensar na dificuldade de adormecer: apenas a torna pior.
Tente novamente alguma fórmula de relaxamento
Realizar uma atividade monótona e não estimulante, como a leitura...
Se há algo que realmente o preocupa, pode escrevê-lo num pedaço de papel e deixá-lo na mesa de cabeceira. Pensará nisso amanhã. A noite não é o momento para resolver problemas.