Ser mãe pela primeira vez. A lista de requisitos

Ser mãe pela primeira vez. A lista de requisitos

A primeira gravidez é um momento importante na vida de qualquer mulher e estar saudável durante este processo é a principal preocupação de ser mãe. Para isso, deixamos aqui alguns conselhos que todas as mulheres que vão ser mãe pela primeira vez devem saber.

Pontos-chave para uma gravidez feliz:

  • Comer de forma saudável durante a gravidez é importante em dobro, mas isso não implica necessariamente ter de comer muito mais. A dieta deve ser variada e sempre muito equilibrada, incluindo verduras, frutas, cereais, lácteos, legumes e proteínas. Deve evitar a “comida de plástico”, que contém muitas calorias mas poucas vitaminas e minerais para a mãe e para o bebé.
  •  A importância da hidratação durante este período. Na gravidez ocorrem algumas mudanças no corpo da mulher que levam à necessidade de beber água. Esta ajuda no transporte de nutrientes, formação do líquido amniótico, na prevenção de náuseas e a tolerar melhor as altas temperaturas. 
  • Tomar os suplementos vitamínicos recomendados. Para completar a dieta equilibrada devemos apoiar-nos em suplementos nutricionais como: o ácido fólico ou o ferro, que ajudam o feto a desenvolver-se e reduzem o risco de contrair problemas provocados pela carência destes suplementos, tanto para a mãe e para o bebé.

Saiba mais sobre o que deve comer quando está grávida

  • É necessário realizar exercício físico moderado durante toda a gravidez. Andar, fazer natação ou pilates são algumas atividades que não implicam nenhum risco para o feto e que ajudarão a mãe a sentir-se melhor, corrigindo a sua postura, fortalecendo os músculos e a melhorar a sua condição física. 

O exercício físico apresenta inúmeras vantagens antes, durante e após a gravidez. Saiba aqui quais.

  • Ter relações sexuais durante a gravidez é algo positivo. As relações sexuais durante uma gravidez normal não magoam o bebé, já que o colo do útero está fechado através de um tecido mucoso que protege o bebé de qualquer infeção e encontra-se rodeado de uma bolsa cheia de líquido que atua como um colchão.
  • Evitar hábitos tóxicos. O consumo de bebidas alcoólicas pode provocar problemas de desenvolvimento no feto. Se fumar, este é um bom momento para deixar, já que aumentará as complicações durante a gravidez. Também é conveniente reduzir o consumo de cafeína, considerando que tudo aquilo que a mãe consome afeta o bebé. 
  • Ir regularmente ao médico. A gravidez deve ser seguida por um ginecologista, que irá realizar todas as análises pertinentes a fim de controlar a saúde do bebé e da mãe. É importante escolher um médico com que se sinta confortável e que possa tirar todas as dúvidas que surjam durante o processo.
  • O descanso é imprescindível. É muito provável que se sinta mais cansada durante os primeiros meses de gravidez, mas dormir durante esta etapa é necessário. Por isso, deve seguir o seu corpo e respeitar pelos menos as oito horas de sono diárias.

Prevenir infeções durante a gravidez. Os principais conselhos que deve aplicar estritamente, no caso de estar grávida, para que uma infeção não afete o bebé são: lavar as mãos com água e sabão com frequência; não partilhar talheres; não comer carne mal passada; evitar leite não pasteurizado; não tocar em animais roedores, nem na areia suja da caixa dos gatos, e manter as vacinas em dia.

 

Comunicar com o bebé é positivo durante toda a gravidez. O bebé ouve a voz da mãe, pelo que pode falar com ele ou colocar música. Incorporar o bebé na sua vidas pode facilitar muito todo o processo.

Todas as gestações apresentam as suas especificidades, mas a primeira gravidez é uma completa surpresa porque a mãe nunca passou por este processo tão especial. Mantenha-se relaxada e desfrute da sua gravidez, pois todas são diferentes e cada mulher reage à sua maneira.

Outras notícias