Como preservar a fertilidade através do congelamento de óvulos

Como preservar a fertilidade através do congelamento de óvulos

Atualmente, as mulheres atrasam a maternidade por diferentes motivos – social, económico, profissional, familiar … fazendo com que a idade para ter o primeiro filho seja mais tardia. Este é um problema do ponto de vista biológico, uma vez que os ovócitos das mulheres perdem qualidade ao longo dos anos e, após os 35 anos, as taxas de fertilidade caem para 51%.

Como alternativa ao atraso da maternidade e aos problemas associados, atualmente é possível o congelamento de óvulos com técnicas de vitrificação que permitem às mulheres a possibilidade de tê-los em qualquer momento, sem se preocuparem com o fator idade.
 

Partilhamos consigo algumas questões frequentes associadas à congelação de óvulos:

Qual é a idade certa para o congelamento de óvulos

A idade da mulher vai atribuir a qualidade ao óvulo. Assim, quanto mais jovem for, melhor será a qualidade dos ovócitos. O ideal será congelá-los antes dos 35 anos. Os testes para ver a reserva ovariana solicitada pelo ginecologista, darão uma previsão do número de óvulos que podemos ter nos nossos ovários, algo que já vem geneticamente predisposto e é diferente em cada mulher.

 

Posso sempre fazer o congelamento de óvulos?

Sim, mas é importante compreender que quanto maior for a idade, pior será a qualidade dos óvulos e a sua fertilização, logo uma menor probabilidade de gravidez.

 

Como funciona o congelamento de óvulos e se tenho que passar por uma cirurgia? O que supõem as hormonas?

Sim, há que passar por uma cirurgia. A punção ovariana é feita com sedação, na sala de cirurgia adjacente ao laboratório de FIV. As hormonas são injetadas na barriga, durante 10-12 dias consecutivos, algo que pode fazer mesmo em casa.

 

Quanto custa o congelamento de óvulos?

O custo de congelamento de óvulos poderá variar de pessoa para pessoa e dependerá da técnica utilizada. Para receber mais informações, contacte 961 282 026.

Outras notícias