Porque não consigo engravidar?

Porque não consigo engravidar?

Artigo de Antonio Urries, biólogo e diretor da Unidade de Reprodução Assistida de Quirónsalud Saragoça

Atualmente, a idade em que os casais escolhem, em média, engravidar deve ser considerado o primeiro problema de infertilidade na nossa sociedade. Segundo um estudo realizado pela Unidade de Reprodução Assistida do Hospital de Saragoça, nos últimos 14 anos assistiu-se ao aumento de oito pontos na idade média dos casais que procuram uma técnica de reprodução assistida. Enquanto que em 2000, a idade média rondava os 30 anos, hoje em dia esta foi aumentada para quase 38 anos. Observou-se também que a percentagem de mulheres com mais de 40 anos que desejam ser mães e recorrer a estas técnicas aumentou de 10% do total de casais em 2000 para quase 18%, atualmente.

A principal razão para não conseguir engravidar: 

A principal razão prende-se com a evolução da realidade social. Segundo a Pordata, em 2018, a idade média da mãe aquando o nascimento do primeiro filho é de 30,4 anos, sendo que em  1960 era de 25 anos. Isto é em parte devido a questões profissionais, uma vez que as mulheres preferem primeiramente ter estabilidade laboral, adiando os seus desejos de maternidade até mais tarde, sem se aperceberem que a sua fertilidade é reduzida com o passar dos anos. A fertilidade mensal de uma mulher passa de 8% aos 35 anos para 3% aos 38. A partir dos 40, as mulheres definitivamente estéreis pode chegar a 50%.
 

Esta redução do potencial reprodutor é evidente tanto pela diminuição da funcionalidade dos ovários, como também pela qualidade dos óvulos produzidos. À medida que a idade aumenta, observamos  piores taxas de gravidez e um aumento significativo nas taxas de aborto. É neste momento que estes casais decidem recorrer às Unidades de Reprodução Assistida.
 

Infelizmente, às vezes é tarde demais, porque a reserva ovariana está esgotada, tornando impossível a gravidez com os próprios óvulos. Nestes casos, é possível recorrer a óvulos doados, como opção. É precisamente por este motivo que as Unidades de Reprodução Assistida recomendam a realização de uma consulta, assim que existam indícios de possíveis problemas.

Outras notícias