O Impacto do Stress e da Ansiedade na Ovulação

O Impacto do Stress e da Ansiedade na Ovulação

As mulheres com elevados níveis de stress e ansiedade podem ovular até menos 20% e a possibilidade dos seus óvulos serem fecundados pode também diminuir. O stress também afeta os homens e podem interferir negativamente na qualidade do seu líquido seminal, já que é um fator que tem múltiplos efeitos fisiológicos no processo reprodutivo - de forma natural ou por meio de um tratamento.

 

A forma como o stress afeta cada pessoa e as reações que podem causar depende de fatores individuais. Por isso, a forma como afetará cada membro do casal na sua resposta reprodutiva também será única.

 

O stress pode afetar o funcionamento do hipotálamo (a glândula do cérebro que regula o apetite, as emoções e as hormonas que enviam o sinal aos ovários para libertarem os óvulos). Se a mulher estiver muito stressada, pode ovular mais tarde durante o ciclo reprodutivo, ou nem sequer chegar a ovular.

 

O aumento desta hormona também implica uma diminuição da líbido, fazendo com que o interesse em manter relações sexuais também diminua. Se a frequência diminui, logicamente acontece o mesmo com a probabilidade de engravidar. Por outro lado, para que haja a implantação do embrião é necessário que existam bons níveis de estrogénios e progesterona.

Perante um défice destas, o processo não pode ser concluído e a gravidez não continuará, mesmo que o óvulo tenha sido fecundado.

 

Saiba mais sobre como Aumentar a Probabilidade de Engravidar

 

Se tentar engravidar e estiver stressada, o fluxo cervical pode enviar um sinal de aviso de que algo não está bem. Ao invés de sentir um aumento do fluxo, à medida que a ovulação se aproxima, pode sentir dias de fluxo intenso combinados com dias totalmente secos. É como se o corpo tentasse ovular, mas o stress faz com que esse processo se atrase.

Por outro lado, em muitas ocasiões e em resposta ao stress, a mulher começa a comer em excesso, o que aumenta o número de células de gordura, perturba o equilíbrio hormonal e, assim, afeta a fertilidade.

É, por isso, fundamental ter alguns cuidados antes de engravidar.

 

O stress no homem também pode reduzir a quantidade e qualidade dos espermatozoides. Na realidade, é observável um menor volume de sémen e de concentração de espermatozoides em grupos de homens com stress crónico, assim como disfunção erétil. 

 

  • A hormona do stress

 

As mulheres com elevados níveis de cortisol - a chamada hormona do stress- param de ovular ou têm ciclos muito irregulares e, portanto, apresentam dificuldades na conceção. O problema adicional é que muitas vezes há mulheres que negam não sofrer de stress e não identificam a sua situação.

 

As mulheres que optam por submeter-se a algum tipo de tratamento para reduzir o seu nível de stress podem neutralizam o seu efeito nocivo e aumentar as possibilidades de engravidar. Do mesmo modo, nos tratamentos de fertilidade existe apoio psicológico que ajuda a lidar emocionalmente com o tratamento de fertilidade.

 

Saiba mais sobre o Impacto Psicológico da Infertilidade


 

  • Como identificar sintomas de stress?

  • Ter dificuldade para se concentrar ou pensar noutra coisa que não seja no problema da infertilidade;

  • Elevados níveis de ansiedade;

  • Diminuição da capacidade de concluir tarefas;

  • Mudanças nos seus padrões de sono (dificuldade para adormecer, acordar antes da hora, dormir mais do que o habitual);

  • Mudanças no apetite ou no peso (aumento ou diminuição);

  • Sentir-se deprimido/a durante longos períodos de tempo;

  • Afastamento dos amigos, familiares e colegas;

  • Recorrer ao uso de drogas ou álcool;

  • Ter pensamentos sobre morte ou suicídio.

 

O stress tem muitos impactos negativos, desde a ovulação ao próprio processo de conceção. A melhor forma para lidar com estas situações é através da aceitação. Se sentir necessidade, procure ajuda médica para lidar melhor com tudo aquilo que está a sentir.
O nosso bem-estar, em todas as fases da vida, é importante e deve ser uma prioridade.

Outras notícias