O filme da sua vida- Método Time-lapse

O filme da sua vida- Método Time-lapse

O que lhe parece se começássemos a filmar a vida do seu bebé antes de estar na sua barriga?

Pode parecer um filme de ficção científica, mas é uma realidade e é graças às técnicas avançadas de Reprodução Humana Assistida que é possível fazê-lo.

No Centro IERA Lisboa temos incubadoras de embriões de última geração, equipadas com câmaras que controlam o desenvolvimento embrionário através de imagens, tecnicamente conhecido como o método Time-lapse.

O que lhe parece se começássemos a filmar a vida do seu bebé antes de estar na sua barriga?

 

O que é o método de time-lapse?

É uma sucessão de fotografias, tiradas a cada 5 minutos e que, quando reproduzidas continuamente, permitem observa-las num movimento acelerado que produz um filme.

Resumidamente podemos dizer que existem dois tipos de incubadoras com imagem:

Aquelas que têm as suas próprias câmaras incorporadas no interior (Geri®, Embryoscope®), sendo um único dispositivo.

Sistemas de imagem (Primovision®, Eeva®) que são colocados dentro de incubadoras tradicionais, mas são dispositivos independentes.

Antes de existirem sistemas de captura de imagem diretamente a partir das incubadoras, era necessário remover os embriões pelo menos uma vez por dia para que os embriologistas pudessem avaliá-los e classificá-los. Isto gerava nos embriões uma alteração nas suas condições ambientais - temperatura e pH. Agora, graças a estas modernas incubadoras que mantêm os embriões num ambiente estável durante todo o tempo, conseguimos uma maior viabilidade embrionária e podemos, em alguns casos, aumentar as taxas de gravidez.

Além disso, permite-nos saber com mais precisão quais os embriões que crescem de maneira mais equilibrada, de acordo com os parâmetros a que chamamos parâmetros morfocinéticos, ou seja, a forma como as suas células se multiplicam e o tempo necessário para o fazer. Estes parâmetros ajudam a prever o sucesso da implantação e assim é mais fácil determinar aqueles que têm mais probabilidades de serem transferidos com sucesso.

Finalmente, graças a estes dispositivos modernos que melhoram a seleção dos embrião mais viável, aumentamos a possibilidade de transferir um único embrião, evitando assim nascimentos duplos ou múltiplos.

Uma abordagem totalmente nova para fazer o filme das nossas vidas. 

https://www.youtube.com/watch?v=UuHgyFrsitM&feature=youtu.be

 

 

Outras notícias