A infertilidade do casal

A infertilidade do casal

Artigo de Antonio Urries, biólogo e diretor da Unidade de Reprodução Assistida de Quirónsalud Saragoça

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que a infertilidade é um problema que afeta diretamente a sociedade e que deve ser tratado na vertente feminina e masculina.

O seu impacto na sociedade produz uma alteração no equilíbrio do crescimento social. Além disto, considerando que 40% dos processos estão associados à infertilidade masculina, este deve ser diagnosticado e tratado.
 

De facto, a infertilidade masculina é uma das causas mais importantes nos processos de infertilidade do casal. Existem vários fatores que afetam a capacidade fértil do homem, mas atualmente, na maioria das vezes, esta pode ser diagnosticada e tratada. Com isto, pretendemos melhorar a qualidade seminal e sua capacidade fértil para conseguir uma gravidez de forma natural ou otimizar os resultados das técnicas de reprodução assistida.
 

Durante a visita ao Andrologista para um processo de infertilidade, é realizado o historial clínico geral e específico que permitirá detetar fatores de risco que podem ser corrigidos ou tratados. O exame físico é essencial para descartar alterações anatómicas que afetam negativamente a capacidade reprodutiva de um homem. O estudo andrológico é complementado por exames laboratoriais que permitem concluir o diagnóstico e, assim, realizar o tratamento específico para cada caso, além de oferecer ao paciente as opções que melhor se adequam à sua situação de forma personalizada.

Outras notícias