Exercícios de Kegel para o pavimento pélvico

Exercícios de Kegel para o pavimento pélvico

Os exercícios de Kegel foram inventados pelo Dr. Arnold Kegel (sexólogo americano) em 1940 para melhorar o tónus do músculo pubococcígeo.

O parto é um dos fatores de risco mais importante para sofrer uma disfunção do pavimento pélvico, a musculatura do períneo é afetada comprometendo a sua função de suporte.

É fundamental começar a realizar exercícios de Kegel de forma precoce. Graças a eles, conseguiremos uma boa recuperação pós-parto do nosso pavimento pélvico.

Os benefícios obtidos com a sua realização começarão a notar-se após dois meses de prática frequente. 60% das pacientes que referem ter incontinência urinária minimizarão os seus sintomas com uma prática de Kegel regular.

 

Como posso identificar os músculos do pavimento pélvico?

A contração muscular que deve realizar será similar à contração capaz de parar jato miccional (esta ação não deve ser realizada como exercício, só para identificação da musculatura).

Também pode identificar a correta contração deitada de costas, com as pernas ligeiramente fletidas e os pés apoiados. Colocará dois dedos na área situada entre a vagina e o ânus e a outra mão sobre o abdómen. Contrairá o períneo como se quisesse reter o desejo miccional, enquanto que o abdómen permanece relaxado.

Tipos de exercícios

Lentos: apertar os músculos do pavimento pélvico enquanto conta até cinco segundos, relaxe até dez segundos;

Rápidos: apertar e relaxar os músculos do pavimento pélvico tão rápido quanto seja possível durante 5 segundos.

É recomendável realizar 30 contrações de cada tipo duas vezes ao dia.

Os exercícios podem ser realizados virada de costas, com os quatro membros apoiados ou de pé.

É recomendável a sua realização diária e associá-la a um período de horário específico para facilitar o seu cumprimento.

 

Não esquecer que praticar exercício físico durante a gravidez também é fundamental. Saiba mais Exercício Físico durante a Gravidez: As Vantagens

Outras notícias