Exercício Físico durante a Gravidez: As Vantagens

Exercício Físico durante a Gravidez: As Vantagens

A prática de exercício físico é mencionada como um dos cuidados a ter antes de engravidar, mas, durante a gravidez, também se revela fundamental e são várias as vantagens para a mãe e para o bebé.

Se praticar desporto já fazia parte da sua rotina deve continuar a fazê-lo, mas tendo sempre em conta a intensidade do exercício. De referir que deve sempre falar com o seu médico sobre este tema e perceber se no seu caso há alguma doença ou risco que não lhe permita praticar desporto.

No caso de não ter por hábito praticar exercício físico regularmente, o objetivo também não é começar a fazê-lo repentinamente. Opte por algumas práticas mais leves: caminhadas, passeios ao ar livre, atividades aquáticas, yoga ou pilates.

Um dos principais medos das mulheres é cair durante a prática de algum exercício. O desporto aquático, como a natação ou hidroginástica, é uma boa opção: não há o risco de queda; fortalece os seus músculos; e melhora a respiração através de exercícios mais leves e relaxantes.

Através de exercícios de yoga e pilates é possível melhorar a sua postura e corrigi-la para o seu corpo estar pronto para uma futura gravidez. E, durante a mesma, ajudam a aliviar algum tipo de tensão em algumas regiões do corpo que são naturalmente mais afetadas (ex.: região lombar).

O objetivo do exercício físico, nestes casos, não é chegar ao ponto de exaustão e queimar o máximo de calorias. A sua prática aqui prende-se com o facto de ajudar a manter o peso, seja para quem está a tentar engravidar, pois o ideal é tentar fazê-lo com o seu peso normal, ou para, durante a gravidez, haver um aumento de peso equilibrado ao longo dos meses.

A alimentação é uma excelente aliada do desporto. Através de um estilo de vida equilibrado, com estas duas componentes, será mais fácil conseguir engravidar e depois desfrutar tranquilamente da mesma.

 

Saiba mais sobre os Alimentos que Potenciam a Gravidez

 

Vantagens de praticar exercício físico: 

-Melhora a sua condição física geral;

-Evita um aumento excessivo do peso;

-Ajuda na circulação sanguínea e na retenção de líquidos: é muito comum as mulheres ficarem com a sensação de pernas pesadas e inchadas;

-Promove uma melhor sensação de bem-estar;

-Previne a prisão de ventre;

-Fortalece os músculos para o parto;

 

Recomendações: 

-Opte por atividades físicas mais suaves e regulares em vez de atividades mais intensas e esporádicas;

-Sinta-se confortável durante a prática: utilize roupas adequadas e, principalmente, sutiãs desportivos com bom suporte para o peito;

-É fundamental hidratar-se antes, durante e após o exercício;

-Sempre que se sentir cansada, respeite o seu corpo e repouse até se sentir bem;

-Evite ficar na mesma posição durante longos períodos: seja de pé ou sentada.

 

Atualmente, há uma preocupação geral em adotar um estilo de vida mais saudável associado à prática de desporto. Querer engravidar ou estar grávida não é razão para parar, mas sim fazer algumas adaptações a esta nova etapa.

Outras notícias