Exercício Físico durante a Gravidez: As Vantagens
A prática de exercício físico é mencionada como um dos cuidados a ter antes de engravidar, mas, durante a gravidez, também se revela fundamental e são várias as vantagens para a mãe e para o bebé.
Se praticar desporto já fazia parte da sua rotina deve continuar a fazê-lo, mas tendo sempre em conta a intensidade do exercício. De referir que deve sempre falar com o seu médico sobre este tema e perceber se no seu caso há alguma doença ou risco que não lhe permita praticar desporto.
No caso de não ter por hábito praticar exercício físico regularmente, o objetivo também não é começar a fazê-lo repentinamente. Opte por algumas práticas mais leves: caminhadas, passeios ao ar livre, atividades aquáticas, yoga ou pilates.
Um dos principais medos das mulheres é cair durante a prática de algum exercício. O desporto aquático, como a natação ou hidroginástica, é uma boa opção: não há o risco de queda; fortalece os seus músculos; e melhora a respiração através de exercícios mais leves e relaxantes.
Através de exercícios de yoga e pilates é possível melhorar a sua postura e corrigi-la para o seu corpo estar pronto para uma futura gravidez. E, durante a mesma, ajudam a aliviar algum tipo de tensão em algumas regiões do corpo que são naturalmente mais afetadas (ex.: região lombar).
O objetivo do exercício físico, nestes casos, não é chegar ao ponto de exaustão e queimar o máximo de calorias. A sua prática aqui prende-se com o facto de ajudar a manter o peso, seja para quem está a tentar engravidar, pois o ideal é tentar fazê-lo com o seu peso normal, ou para, durante a gravidez, haver um aumento de peso equilibrado ao longo dos meses.
A alimentação é uma excelente aliada do desporto. Através de um estilo de vida equilibrado, com estas duas componentes, será mais fácil conseguir engravidar e depois desfrutar tranquilamente da mesma.
Saiba mais sobre os Alimentos que Potenciam a Gravidez
Vantagens de praticar exercício físico:
-Melhora a sua condição física geral;
-Evita um aumento excessivo do peso;
-Ajuda na circulação sanguínea e na retenção de líquidos: é muito comum as mulheres ficarem com a sensação de pernas pesadas e inchadas;
-Promove uma melhor sensação de bem-estar;
-Previne a prisão de ventre;
-Fortalece os músculos para o parto;
Recomendações:
-Opte por atividades físicas mais suaves e regulares em vez de atividades mais intensas e esporádicas;
-Sinta-se confortável durante a prática: utilize roupas adequadas e, principalmente, sutiãs desportivos com bom suporte para o peito;
-É fundamental hidratar-se antes, durante e após o exercício;
-Sempre que se sentir cansada, respeite o seu corpo e repouse até se sentir bem;
-Evite ficar na mesma posição durante longos períodos: seja de pé ou sentada.
Atualmente, há uma preocupação geral em adotar um estilo de vida mais saudável associado à prática de desporto. Querer engravidar ou estar grávida não é razão para parar, mas sim fazer algumas adaptações a esta nova etapa.