Aumentar a probabilidade de engravidar

Aumentar a probabilidade de engravidar

Aumentar a probabilidade de engravidar

Tomou a decisão de que está pronta para engravidar. Agora sugerimos algumas formas para aumentar as probabilidades de isso acontecer. Em qualquer processo, o tempo é precioso – e aqui não é exceção. Nem todas as gravidezes são imediatas e muitos casais demoram mais de um ano até realizarem o desejo de ser pais.

Idade em que decide engravidar 

Hoje em dia, são cada vez mais os casais a tomar a decisão de engravidar mais tarde e, consequentemente, as probabilidades da gravidez ocorrer vão diminuindo.
Segundo Antonio Urries, biólogo e diretor da Unidade de Reprodução Assistida de Quirónsalud Saragoça, este deve ser considerado o primeiro problema de infertilidade na nossa sociedade. ( https://www.ieralisboa.pt/pt/blog/porque-nao-consigo-engravidar )

Para aumentar a probabilidade de engravidar deve ter em conta a idade em que toma essa decisão, visto que, a fertilidade mensal de uma mulher passa de 8% aos 35 anos para 3% aos 38. A partir dos 40, a percentagem de mulheres definitivamente estéreis pode chegar aos 50%.

Caso decida adiar a maternidade, tem sempre a oportunidade de preservar os seus óvulos.

Conservar os seus óvulos

Esta possibilidade consiste no congelamento de óvulos com técnicas de vitrificação que permitem às mulheres a possibilidade de tê-los em qualquer momento, sem se preocuparem com o fator idade.

Esta será uma forma de aumentar a probabilidade de gravidez, na medida em que, idealmente os congelará antes dos 35 anos- quanto mais jovem for, melhor qualidade terão os seus ovócitos - e os poderá utilizar quando se sentir preparada para a maternidade.

( https://www.ieralisboa.pt/pt/blog/preservar-a-fertilidade-atraves-do-congelamento-de-ovulos )

Determinar o período fértil para engravidar

O ponto-chave é garantir que está a tentar engravidar no momento certo do seu ciclo.

A probabilidade de engravidar é maior durante os seus dias próximos à ovulação. Num ciclo menstrual de 28 dias, esta tende a ocorrer por volta do 14ª dia do ciclo. É nesta altura que o óvulo é libertado e percorre as trompas de Falópio, formando as condições propícias para os espermatozoides e para ocorrer uma eventual conceção.

Um óvulo sobrevive cerca de 12 a 24 horas após ser libertado, mas o espermatozoide pode viver até cinco dias dentro do corpo da mulher, o que significa que o período fértil corresponde aos dias anteriores e posteriores à ovulação.

A análise do período fértil pode ser feita através de algumas análises ao seu próprio corpo:

-Medição da temperatura corporal basal;

-Alterações do muco cervical;

-Monitorização da ovulação.

Alimentação

A alimentação é um fator decisivo para manter um bom estado de saúde e para quem quer aumentar a probabilidade de engravidar. Ter um regime alimentar saudável e equilibrado, que privilegie os legumes e frutas, em detrimento dos alimentos processados industrialmente, doces e café, em conjunto com a abstenção de tabaco e álcool, contribui para equilibrar o funcionamento de todo o organismo e assim aumentar a fertilidade do casal.

Praticar exercício físico

Exercício físico moderado também é recomendado. Não só ajuda a controlar o peso, como a reduzir a ansiedade e a aumentar a sensação de bem-estar - causas relacionadas com dificuldade em engravidar.

Ter excesso de peso não quer dizer que seja impossível engravidar, mas diminui as suas probabilidades. Além de ser extremamente prejudicial para a sua própria saúde. Nos últimos anos a relação entre obesidade e infertilidade tem-se afirmado cada vez mais. A obesidade nas mulheres interfere na ovulação e consequentemente pode levar ao desenvolvimento de hipotiroidismo, diabetes e síndrome dos ovários policísticos. Também nos homens, o excesso de peso provoca consequências negativas na produção de espermatozoides.

É aconselhado que tente engravidar o mais próximo possível do seu peso ideal, até para que a gravidez seja mais saudável.

Mas não se trata apenas de peso. Ter um estilo de vida adequado e saudável aumenta a probabilidade de uma gravidez e no futuro de um bebé saudável.

O conselho é fazer escolhas diárias acertadas, começando por uma alimentação equilibrada.

Outras notícias