5 alimentos que potenciam a gravidez

5 alimentos que potenciam a gravidez

A qualidade das nossas células reprodutivas é condicionada pelos hábitos alimentares de cada um de nós. É essencial que as futuras mães ou pais adotem uma alimentação mais saudável para aumentar a fertilidade de ambos.

Adotar uma alimentação mais equilibrada permitirá também uma gravidez mais saudável.

 Os alimentos que ajudam a engravidar

 Alimentos para a fertilidade devem ser ricos em nutrientes e vitaminas. Desta forma estará a preparar o seu corpo para desenvolver um embrião.

 Cinco alimentos que potenciam a fertilidade:

1.  Frutas e Vegetais

Através de alimentos como espargos, espinafres, couve ou bagas goji está a consumir alimentos ricos em antioxidantes e Vitaminas C e E - essenciais para uma parede uterina mais saudável.

O importante, quando pensa no que comer para potenciar a fertilidade , é focar-se nas propriedades que cada alimento tem para oferecer ao seu corpo.

2.  Peixe Gordo

O ómega 3, um ácido gordo, é excelente para regular as hormonas e ajuda na fertilidade. O salmão (selvagem de preferência) ou a sardinha são uma excelente opção, tendo em conta os altos níveis de omega3, trazendo muitos benefícios para a mãe e para o bebé.

Se não for fã de peixe pode sempre optar por carnes brancas: frango ou peru.

Através desta fonte de proteína animal magra consegue aumentar os seus níveis de ferro, aumentando também a fertilidade.

3.  Proteínas vegetais

Feijão, nozes e sementes são gorduras saudáveis que ajudam a regular a ovulação.

Este tipo de alimentos pode ser adicionado a qualquer prato fornecendo um aumento extra de nutrientes.

São alimentos ricos em ácido fólico, importantes para a nossa saúde, mas principalmente na altura da gestação. Bons níveis de ácido fólico podem ajudar a evitar problemas como abortos espontâneos ou falhas de fixação do óvulo no útero.

4.  Lacticínios

São também um elemento-chave não só para o fortalecimento dos ossos, mas também para o aumento da fertilidade.

Aqui não falamos apenas de leite, mas também de iogurtes e queijo.

Uma boa opção é fazer um smoothie com iogurte e adicionar alguma fruta ou proteína vegetal.

5.  Hidratos de carbono complexos

Hidratos de carbono são essenciais à nossa alimentação, mas é necessário fazer uma seleção de quais são as melhores escolhas nesta altura.

Deve evitar alimentos refinados- cereais, pão ou petiscos- pois aumentam os níveis de açúcar no sangue e consequentemente podem levar a picos de insulina no nosso corpo.

Quando isto acontece, a insulina pode interferir com a reprodução de hormonas e com o ciclo menstrual, algo que não é favorável para quem pretende engravidar.

 A vantagem dos hidratos de carbono complexos - grão, feijão, batata-doce ou aveia - é o facto nos darem uma sensação de saciedade por muito mais tempo do que os outros, não provocando picos de insulina. Além de que também ajudam no combate a doenças cardiovasculares ou à diabetes.

 Qualquer tratamento de fertilidade deve estar associado a um estilo de vida saudável.

Uma boa nutrição é fundamental para todos nós, mas principalmente quando estamos a preparar o corpo para dar vida a um novo ser.

Outras notícias