A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE EMOCIONAL E MENTAL NOS TRATAMENTOS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE EMOCIONAL E MENTAL NOS TRATAMENTOS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Se os avanços da medicina são essenciais, a reprodução assistida não pode ser realizada sem uma boa saúde mental e emocional dos pacientes, uma vez que os casais que embarcam nestes tratamentos experimentam frequentemente níveis elevados de stress e ansiedade. Estes factores emocionais podem ter um impacto direto na fertilidade, afectando a regularidade do ciclo menstrual, a qualidade do esperma e a capacidade de implantação do embrião.

 

A nossa clínica reconhece a importância de proporcionar um forte sistema de apoio emocional aos nossos pacientes. Por este motivo, no Instituto de Reprodução Assistida da Extremadura contamos com a Dra. Ana Magina da Silva. A nossa psicóloga clínica oferece um serviço de aconselhamento especializado, orientando os casais nos desafios emocionais que podem surgir durante o processo de reprodução assistida. Este apoio não só alivia o stress, como também cria um ambiente propício ao sucesso dos tratamentos.

 

Estudos demonstraram que os casais que mantêm uma atitude positiva e esperançosa durante o processo de reprodução assistida têm taxas de sucesso mais elevadas.

 

Na nossa clínica, estamos empenhados em fornecer não só tratamentos de última geração, mas também um apoio abrangente que aborda as necessidades emocionais e mentais dos nossos pacientes. Juntos, trabalharemos para que cada passo ao longo do caminho seja um passo mais próximo de tornar o sonho da família uma realidade.

 

Aqui pode encontrar mais informações com algumas referências bibliográficas que apoiam a importância da saúde emocional e mental nos tratamentos de reprodução assistida:

 

  • Domar, A. D., et al. (2018). "Impact of group psychological interventions on pregnancy rates in infertile women." Fertility and Sterility, 110(4), 748-754.

 

  • Gameiro, S., et al. (2012). "Can ICSI overcome the effects of age on fertility? A study using data from the HFEA in the UK." Human Reproduction, 27(5), 1253-1259.

 

  • Cousineau, T. M., et al. (2006). "Increased risk of depressive disorders in women with infertility: a population-based cohort study." Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology, 27(4), 233-238.

 

  • Pasch, L. A., et al. (2016). "Group interventions to reduce emotional distress and improve quality of life in infertile women." Fertility and Sterility, 105(1), 42-48.

 

 

Outras notícias